Nesta segunda-feira (8 de Agosto), o Distrito Federal iniciou uma campanha de erradicação para crianças de 1-5 anos de idade. Ao mesmo tempo, a vacinação multidose ocorrerá para atualizar o calendário de vacinação para crianças e adolecentes até 15 anos . A iniciativa continuará em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), até 9 de Setembro. Já no próximo dia 20 de Agosto (sábado), será o Dia D “Mobilização Nacional”.
A campanha visa aumentar a cobertura da imunização por faixa etária, bem como atualizar as cadernetas de imunização
de todas as pessoas. Estima-se que 199.600 mil crianças sejam elegíveis para a imunização contra a poliomielite. Na multivacinação, que inclui crianças e adolescentes com menos de 15 anos de idade que não são vacinados ou com esquemas vacinais incompletos o número é de aproximadamente 395,9mil pessoas.
A poliomielite é uma doença infecciosa aguda causada por um vírus que pode causar paralisia irreversível. Segundo o relatório da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) 2022, o Brasil é um dos países com maior risco de reemergência da doença.
As vacinas para a paralisia infantil são administradas sob duas formas: injecções e infusões intravenosas. A vacina inativada contra a poliomielite (VIP), é uma vacina injectável de três doses dada aos 02 meses (primeira dose), 04 meses (segunda dose) e 06 meses (terceira dose) de idade. A vacina oral contra a poliomielite (VOP), é considerada um reforço da imunização primária com duas doses para crianças apartir de 15 meses (primeira dose) e aparti de quatro anos de idade (segunda dose).
Para todas as crianças, a campanha de vacinação multi-doses é uma oportunidade de atualizar a sua carteira com vacinas
programadas, como a febre amarela, tríplice viral (sarampo, papeira e rubéola), pneumocócica e rotavírus.