Dengue, zika e chikungunya: conheça os propícios sintomas de cada uma das respectivas doenças

 

 Se apresentar alguns sintomas, o paciente deve procurar a Unidade Básica de Saúde(UBS) mais próxima para avaliação; profissionais de saúde devem fazer a notificação dos casos.

A dengue, chikungunya e zika são doenças sazonais, com tendência de maior concentração de casos entre os meses de janeiro e maio, por serem em período chuvosos. As três doenças são transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti e, embora tenham sintomas parecidos, apresentam algumas características peculiares que podem ajudar a diferenciá-las.

A dengue tem como peculiaridade as infecções, e podem ser assintomáticas ou apresentar sintomas que envolvem febre (geralmente acima de 38°C, de início abrupto e duração de dois a sete dias), dores de cabeça e musculares, dor nas articulações e atrás dos olhos. Também podem apresentar crises de vômitos, diarreia e erupções cutâneas vermelhas pelo corpo.

Já a chikungunya possui fase aguda com duração de cinco a 14 dias, uma fase pós-aguda que pode durar até três meses e pode se tornar crônica se os sintomas persistirem após esse período há surgimento abrupto de febre alta (maior de 38,5°C), dor forte nas articulações e músculos, dor de cabeça intensa e fadiga.

A infecção pelo Zika vírus pode ser assintomática ou sintomática. A referência técnica explica que geralmente a doença é autolimitada, variando de Dois a sete dias. Pode apresentar febre baixa (menor que 38,5°C) ou ausente, erupções cutâneas vermelhas de início precoce, conjuntivite não purulenta, dor e edema nas articulações, dor de cabeça e aumento dos linfonodos. Deve-se atentar para manifestações neurológicas.

Por necessitar da água para seu ciclo de vida, e principalmente água parada aumenta o número de mosquito nos meses chuvosos, o que também aumenta os casos da doença. Para evitar a transmissão da dengue, portanto, é importante cuidar e para evitar a proliferação do mosquito.

Veja algumas formas de combater o Aedes aegypti:

 

*Não deixar água parada em garrafas, vasos de planta e pneus;

*Manter lixeiras tampadas e protegidas da chuva;

*Limpar os vasinhos de planta e vasilhas usadas para colocar água para animais;

*Retirar água de plantas que acumulam água, como as bromélias;

*Manter as piscinas sempre limpas;

*Limpar as calhas;

*Manter caixas de água e cisternas tampadas;

*Descartar adequadamente objetos que acumulam água, até mesmo uma simples tampa de garrafa com o mínimo de água é o suficiente para o mosquito depositar seus ovos.

A PREVENÇÃO É A MELHOR FORMA DE EVITAR A PROLIFERAÇÃO DA DENGUE!

 

 

Redação

Fotos: Designer Gráfico da Prefeitura de Águas Lindas de Goiás

 

 

 

 

 

 

 

 

 

LEIA MAIS

  O prefeito Dr Lucas Antonietti, assinou a ordem de serviço para dar início a reforma do Hospital…