Presidente Lula e seus ministros se reúnem com governador Tarcísio Freitas nesta segunda (20) e visitam as áreas afetadas pelas chuvas em São Paulo

As fortes chuvas deixaram atingidas 5 cidades no litoral de São Paulo, e foram declaradas estado de calamidade pública, foi decretado pelo governador Tarcísio de Freitas.

O governador Tarcísio de Freitas decretou no domingo (19) estado de calamidade pública para os municípios de Ubatuba, São Sebastião, Ilhabela, Caraguatatuba e Bertioga. Essas cidades litorâneas foram extremamente afetadas pelas fortes chuvas que caem na região desde sábado (18).

O governador do estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, se reuniu com presidente Lula no município de São Sebastião para discutir o plano de ação conjunta no litoral paulista.

O forte temporal afetou vários pontos de alagamento e deslizamentos nas regiões. Em algumas das vias que dão acesso à região estão obstruídas  devido à queda de barreiras. Estima-se até o momento, segundo foram registrados aproximadamente 36 óbitos, 228 pessoas desalojadas e 338 desabrigadas devido as fortes chuvas.

Segundo o informe do governo paulista, o coordenador da Defesa Civil do estado, coronel Henguel Ricardo Pereira, vem acompanhando as ações de atendimento aos desabrigados e desalojados pelas chuvas. Seis equipes da Defesa Civil de São Paulo atuam de forma complementar nos municípios afetados.

O presidente sobrevoou a região do município de São Sebastião, em que foi mais afetada pelas fortes chuvas, que suplantou 600 milímetros em menos de oito horas.

Estão uma comitiva com o presidente Lula, no intuito de dividir as estratégias mais veementes para lograr êxito nas ações de ajuda.

Além do presidente, Rui Costa, ministro da Casa Civil, como também Alexandre Padilha (Secretaria de Relações Institucionais), Paulo Pimenta (Secretaria de Comunicação Social), Renan Filho (Transportes), Márcio França (Portos e Aeroportos) e Waldez Góes (Integração e Desenvolvimento Regional).

Já a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, está no Guarujá (SP), e estaria juntamente a comitiva, mas após constatar que não conseguiria chegar ao município de São Sebastião (SP), desistiu devido as obstruções na BR-101, o acesso principal por fazer ligação entre as duas cidades.

Ainda no Guarujá, de acordo com a assessoria, a ministra Simone Tebet acompanhará nesta segunda o prefeito Dr Válter Suman (PSDB) e farão uma visita a um dos centros de acolhida montados na cidade para receber as famílias nessa vulnerabilidade.

No perfil pessoal da plataforma Twitter do presidente Lula, ele enfatizou sobre suas considerações em relação a calamidade que se encontram os munícipes do litoral paulista.

“Fiz questão de vir aqui e trazer um conjunto de ministros, para assumirmos um compromisso de governo com São Sebastião. Vamos recuperar a estrada Rio-Santos. E não podemos mais construir casas em lugares de risco. Vamos trabalhar junto com a prefeitura. A parceria que estamos fazendo aqui é uma fotografia do nosso trabalho conjunto. Unidos seremos muito mais fortes e São Sebastião será recuperada muito mais rápido. Contem com o governo federal”, reiterou.

Reprodução do perfil pessoal do presidente Lula.

 

 

Redação

Fotos: Ricardo Tuckert ( fotógrafo oficial da Presidência da República José Eymard ( TV Vanguarda) Foto Divulgação/ Prefeitura Ilha Bela Divulgação/ Exército

 

 

 

LEIA MAIS

Em breve Águas Lindas receberá a mais nova plataforma de viagens exclusiva para a cidade! 📲 Baixe o…
Dezenas do prêmio serão sorteadas na terça-feira © Joédson Alves/Agência Brasil Largar o emprego para viajar, juntar toda…